terça-feira, 10 de maio de 2011

As Bolsas de Valores 06

Títulos e Ações
JAMQ
Revista de economia destaca Ações de Primeira Linha
          Títulos são instrumentos financeiros negociáveis com correspondência em valor monetário, são papéis vendidos por governos ou empresas ao mercado financeiro para a obtenção de recursos. Um título é uma espécie de contrato de empréstimo no qual o tomador do recurso faz uma promessa de pagamento, à ordem da importância emprestada, acrescida de juros convencionais (estipulados no contrato), caso este título seja prefixado, dos juros mais correção monetária, caso seja pós-fixado ou do valor do título no momento, caso ele tenha caráter flutuante.
          Os títulos são o objeto de trabalho das bolsas de valores, são categorizados de várias maneiras e recebem nomes específicos de acordo com suas características e funções para facilitar sua identificação e as transações com eles. Entre os vários tipos de títulos, vale dar especial atenção às ações que são os títulos mais conhecidos e, talvez, os mais negociados.
          As ações são títulos representativos de igual valor e que representam a menor fração do capital social de uma instituição. Os donos das ações são considerados sócios ou co-proprietários da instituição e recebem, de acordo com o volume de ações que detém, a parcela dos lucros que lhes cabe, seja na forma de dividendos distribuídos ou na forma de valorização dos seus títulos.
          Conforme a natureza dos direitos ou vantagens que as ações conferem a seus titulares, elas são classificadas como ações Ordinárias Nominativas ou como Preferenciais Nominativas, conforme a liquidez do papel são divididas em “blue chips” (Primeira Linha) e Segunda Linha. São classificadas ainda pelo grau de capitalização, divididas em “large”, “mid” e “small caps” e pelo tipo de mercado a que são destinadas, onde são divididas em Lote Padrão e Lote Fracionário.
          As ações Ordinárias Nominativas (ON) conferem a seus titulares, além da participação nos resultados econômicos, o direito de voto nas Assembléias Gerais (um voto por ação) e de participação na eleição da diretoria/conselho diretor. Nas sociedades abertas (as que são negociadas publicamente) não pode haver distinção de classes ou privilégios entre as ações.
          As ações Preferenciais Nominativas (PN) oferecem ao titular prioridade na distribuição de dividendos, fixos ou mínimos, e, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. As ações PN não concedem direito a voto e admitem distinção de classes de ações, comumente denominadas PNA e PNB.
          As ações do tipo “blue chips” tem grande volume sendo negociado e um grande número de acionistas vendedores e compradores, ao passo que as de segunda linha são destinadas são menos negociadas. As ações “large caps” são para alta capitalização empresarial, as “mid caps” são para um nível médio de capitalização e as “small” para baixa capitalização. Ações do tipo “small caps” são, tradicionalmente, do tipo de segunda linha.
          As ações de Lote Padrão são destinadas aos Mercados Integrais e apresentam múltiplos da quantidade estabelecida como lote padrão para a negociação. Essa quantidade de títulos prefixada pelas bolsas de valores atende à demanda dos grandes investidores que podem mobilizar o montante necessário para adquirir um lote inteiro de ações. Já as ações de Lote Fracionário destinam-se aos Mercados Fracionários e apresentam uma quantidade de ações inferior àquela prefixada pelas bolsas. Essas negociações ocorrem num mercado paralelo e são destinadas aos investidores de pequeno porte.
          Com isso vocês agora não são mais leigos no assunto e agora já estão aptos a compreender melhor as notícias televisivas. Existem ainda muitas informações sobre o assunto mas, com esse texto vocês já tem uma boa base para aprofundar seus estudos sobre economia.
          Abraços!

          Veja as outras postagens sobre o tema: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4 e Parte 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se de que você é um homo sapiens.